sábado, 24 de abril de 2010

Naisha Cardoso e seus Objetos com Personalidade


Quando eu criei o blog, criei para falar exclusivamente da Viví, mas com o passar do tempo percebi que a moda paraense é uma coisa coletiva e que cada Designer expressa isso à sua maneira, com sua arte, então resolvi abri o blog para outras pessoas, que assim como eu, trabalham muito para consolidar esse cenário.

Hoje, vou mostrar um pouquinho da coleção Art Nouveau, da Designer Naisha Cardoso e deixar que ela mesma explique suas inspirações a vocês.

O Art Nouveau foi um estilo estético que teve início em Paris, no fim do século XIX e alcançou seu auge nas duas primeiras décadas do século XX. Caracterizado pela ruptura com as tradições que até então persistiam na arte e na arquitetura, a palavra de ordem era a originalidade da forma, de modo que era destituído de quaisquer preocupações ideológicas e independente de quaisquer tradições estéticas. Foi um movimento burguês de cunho revolucionário, na medida que afronta a máquina (Revolução Industrial) e sugere a renovação do contato com a natureza, pregando o uso da ferramenta de trabalho como prolongamento do corpo do artista (a arte contra a técnica).

Como nova arte, o estilo procurou ainda rejeitar as formas meramente funcionais provenientes da produção em massa e então aderir às formas sinuosas, curvilíneas, orgânicas. O escapismo para a natureza se faz presente nos edifícios com suas linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. O trabalho artesanal é valorizado. Mosaicos e misturas de materiais caraterizam muitas obras da arquitetura, como os ladrilhos que decoram construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. Toulose Lautrec e Gustav Klimnt são pintores que criaram cartazes e objetos de decoração memoráveis. O trabalho de Alphonse Muchá é irretocável, com suas mulheres voluptuosas em cartazes que mais parecem quadros belíssimos.

O estilo foi duramente criticado por ser considerado excessivamente ornamental, mas é fato que o Art Nouveau modernizou o design editorial, a tipografia e o design de marcas comerciais. Revolucionou o design de moda, o uso de tecido e mobiliários, bem como o design de vasos e lamparinas Tiffany, artigos de vidro Lalique e estampas Liberty, tendo influenciado também o estilo psicodélico dos anos 60/70.

Baseada nesse contexto, a designer Naisha Cardoso traz a essa coleção uma releitura das formas presentes no movimento, utilizando o vidro (murano) e o ferro para fazer um link com a profusão de novos materiais vivida no auge do Art Nouveau. A marca propõe um retorno àqueles áureos tempos, em que as mulheres usavam adornos que eram verdadeiros objetos artísticos, e incita um resgate dessa linguagem no uso de acessórios, através dos seus já conhecidos Objetos com Personalidade.

Conheçam um pouquinho mais do Trabalho da Naisha : flickr.com/naishacardosoobjetoscompersonalidade

4 comentários:

  1. que coisa mais linda! gostei demais :)
    beijo, amiga!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga blogueira,Quero muito que Deus te dê um lindo domingo e uma semana de bençãos de Deus!♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei a tua visita, e achei teu blog muito fofo, logo logo, vou fazer umas comprinhas, me aguarde, bjos e tenha um otimo final de semana.

    ResponderExcluir